domingo, 25 de abril de 2010

Diário de Bordo - Caminhos de Santa Marta - Dia 4

Saímos do Hotel Internacional em Termas de Gravatal bem cedo pois não sabíamos o grau de dificuldade que nos aguardava no litoral em virtude da forte chuva que vinha á reboque em nossos trollers a dias.


Descemos em direção a Tubarão onde pegamos a BR-101 e fomos até Jaguaruna. Nesta  localidade já alcançamos a areia do oceano na praia do Camacho, indo até a barra onde haviam muitos pescadores com suas famosas tarrafas. O clima realmente estava muito ruim, com muita chuva e vento na beira do mar. Entretanto, mesmo assim havia muita gente pescando. E a pesca estava ótima pelo jeito. E mesmo com chuva o visual da Barra é maravilhoso.

Atravessamos o canal da barra do Camacho via ponte e daí em diante 4x4 ligado para enfrentar a trilha 4x4-praia delimitada pelo GPS com muita areia, água e dunas. Além disso, sempre inventávamos algumas incursões nas dunas. Subimos algumas altíssimas, testando nossos trollers. Em algumas delas não conseguimos nem mesmo fotografar muito bem pois o vento era muito forte e a chuva intensa.

Seguimos via beira-mar até a praia do Sambaqui chegando até o Farol de Santa Marta, nosso "motivo" desta jornada. Infelizmente o farol não é aberto a visitação. Porém sua visualização é deslumbrante, assim como as praias locais com suas casas empuleiradas nas ribanceiras.

Do Farol de Santa Marta atravessamos via trilha 4x4 por entre dunas e muitos alagados, aproveitando o máximo desta travessia com nossos carros, até a praia da Galheta. Mais um trecho off-road e rumamos para atravessar a barra de Laguna via balça. Nesta praia paramos para almoçar por volta das 14:30hs e conhecer os moles da barra que pode ser visitado de carro até seu término e onde existe uma parada magnífica para apreciação de golfinhso no seu canal.

Após nosso almoço rumamos no sentido norte via beir-mar passando pela praia do Gi. Neste local existe a famosa ponta do Gi onde uma trilha off-road leva a paisagens belíssimas em descidas e subidas bem íngremes. Muita adrenalina e erva-mate virada.


Passamos pela Praia do sol e Itapirubá. E por aí continuámos até Imbituba. Nossa companheira chuva nos acompanhava incessantemente o que nos levou a várias situações inesperadas. A beira-mar nesta tarde ficou intensamente encharcada e alagada, mesmo com a maré um pouco baixa. Fomos obrigados a andar literalmente dentro d'água pela costa praticamente uns 30km. Em função disso perdemos muito tempo e a noite chegou. Em Imbituba rumamos a Garopaba via BR-101 até nossa hospedagem. Ficamos hospedados na Pousada Mares do Sul onde fizemos um churrasco 100% e pernoitamos em belas acomodações. 

Nenhum comentário: